//HISTORIAL

A Escola de Música de Perre iniciou as suas actividades a 6 de Janeiro de 1989, no Centro Social e Paroquial de Perre, sob coordenação de uma Liga de Amigos, formada por alguns pais de alunos que frequentavam outras escolas de música das redondezas, que foram motivados a criar, na sua própria terra, uma colectividade que explorasse e desenvolvesse a educação musical, fazendo da música um elemento importante para o crescimento saudável de seus filhos.

Após reunião dos diversos meios para o desenvolvimento da sua actividade, foi leccionada a 3 de Fevereiro de 1990 a primeira aula teórica, com a presença de cerca 150 alunos com idades compreendidas entre os 7 e 16 anos, alguns dos quais, ainda hoje permanecem ligados a esta associação.

Foi com muito esforço e dedicação, que os primeiros professores Roque e Monteverde, pessoas com bastante experiência nesta área, começaram a desenvolver o seu trabalho motivando, organizando e orientando o elevado número de alunos com o objectivo imediato de formar uma Orquestra Ligeira, como forma de exteriorizar todo o trabalho desenvolvido. Após três meses de trabalho árduo e intenso, foi apresentada pela 1º vez, a 11 de Maio de 1990, no programa da Rádio Alto Minho “Por Terras do Alto Minho”, a Orquestra Ligeira da Escola de Música de Perre, actuação com transmissão em directo para todo o país.

Constituída por acordeão, saxofone, trompete, clarinete, teclado, flauta de bisel e bateria e com um repertório baseado na música popular portuguesa, a orquestra, iniciou a sua actividade com cerca de 20 elementos.

 

Ao longo dos anos a orquestra foi evoluindo quer ao nível artístico quer ao nível da qualidade musical, reunindo hoje um vasto reportório que vai desde a música popular até temas mais contemporâneos.

No início da década de 90 e por forte motivação de um grupo de alunos, foi criado um Grupo de Guitarras Clássicas. Foi então integrado um novo elemento ao corpo docente da escola, para o ensino deste instrumento. Actualmente, este grupo tornou-se uma orquestra com cerca de 25 guitarras clássicas e com um rico e vasto reportório.

 

Com a formação deste novo grupo, o Centro Social e Paroquial foi-se tornando pequeno para o número de alunos e número de aulas individuais e de grupo necessárias ao bom funcionamento da escola, pelo que o apoio da Junta de Freguesia na cedência de espaço físico para a realização das aulas deste grupo foi imprescindível.

 

Para além deste tipo de apoio, a Junta de Freguesia, assim como a Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude de Viana do Castelo e o INATEL, tem vindo a apoiar financeiramente a escola, apoio este sem o qual a escola não sobreviria, visto ser uma associação sem fins lucrativos.

 

Já no final dos anos 90, um grupo de alunos com interesse pelo cântico, criou um Grupo Coral, grupo este que, desde o início, promoveu apoio à sua paróquia ao participar nas Eucaristias dominicais e festivas. No início do ano de 1998 foi realizado o I Encontro de Grupos Gorais, um evento importante na divulgação e sensibilização para a música sacra e religiosa na nossa comunidade paroquial.

Foi também em meados de 1998 que foi gravado e lançado um CD duplo como forma de exteriorizar o nosso trabalho musical e registar aquilo que de bom se faz. Esta gravação reúne em dois momentos, o trabalho desenvolvido em 8 anos de existência pela parte da Orquestra Ligeira e do Grupo de Guitarras Clássicas.