//25º ANIVERSÁRIO

A Escola de Música de Perre nasceu a 03 de fevereiro de 1990, quando, no salão paroquial, foram lecionadas as 1ªs aulas de formação musical pelos professores Roque e Monteverde.

Nesse dia, era constituída uma associação juvenil, idealizada por Tiago Ruivo, Rodrigo Nicolau, Eugénio Campos, Luís Amaro, Rufino Vieito entre outros, que com base no trabalho realizado em escolas do género, desenvolveram um projeto de raiz que veio enriquecer culturalmente a freguesia de Perre.

A primeira atuação da orquestra ligeira realizou-se a 11 de maio desse ano, através de um programa de rádio local, onde, ainda hoje, são divulgados os trabalhos mais autênticos e característicos das gentes do Alto Minho.

Constituída por instrumentos de sopro, teclas e percussão, a Orquestra Ligeira tinha a particularidade de reunir 20 flautas de bisel e basear o seu reportório na música popular portuguesa.

As “Vozes da Guitarra”, ensemble de guitarras clássicas, criado ainda nos anos 90, por Amadeu Palhares, permitiu à Escola de Música de Perre representar o distrito de Viana do Castelo na final do Concurso Nacional de Associações Culturais, promovidas pelo INATEL, assim como a sua internacionalização aquando da participação na Mostra Musical do Eixo Atlântico.

Em 1998, foi gravado um CD duplo, designado Escola de Música de Perre, como forma de apresentar, divulgar e registar o trabalho realizado pela orquestra ligeira e ensemble de guitarras clássicas.

Ao longo dos 25 anos de atividade, a Escola de Música de Perre primou sempre pela qualidade e exigência do ensino, apostando num corpo docente jovem e proactivo, que foi crescendo, atingindo hoje o número 7.

A População de Perre pode, hoje, orgulhar-se desta associação que, ao longo dos tempos, foi adquirindo equipamentos, instrumentos e conhecimentos técnicos que lhe permite, além das atividades pedagógicas, realizar atividades culturais e lúdicas com regularidade.

Produzindo e organizando concertos, workshops, concursos e visitas de estudo abertas a toda a população, a Escola de Música pretende contribuir para o desenvolvimento cultural e social da nossa gente.

Dentro das várias atividades realizadas anualmente destacam-se, na atualidade algumas, entre as quais o Concurso de bandas de garagem “SOUNDS OUT”, que conta já com 4 edições, concebido para ser uma referência na área da experimentação e criação musical, promovendo e divulgando o trabalho genuíno de jovens músicos, não só formados na nossa escola, mas também em escolas e academias de música nacionais.

Tendo como base a paixão determinada dos seus sócios fundadores, a Escola de Música de Perre continua a acreditar que ainda pode crescer. Sonha com um futuro que começará hoje e se prolongará pelos tempos, fazendo multiplicar os sentidos através de tudo aquilo que poderá surgir da conjugação harmoniosa das 7 notas musicais.

Resta-nos continuar a acreditar e a trabalhar… e tudo será possível! Pois como disse o poeta: “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce.